sábado, 5 de dezembro de 2009

Sobre Natal

Eu fico pensando sobre o que dizem sobre a República Federativa do Brasil: um Estado laico...
Mentira, Brasil!!! Eles nos enganam quando dizem isso. Quando entramos numa sala pública e tem um crucifixo, eles nos dizem pra sermos cristãos. Quando entramos nos ônibus público e está lá: "Dirigido por mim, mas guiado por Jesus", eles nos dizem pra sermos cristãos. Você, certamente já tinha pensado nisso, mas... E a árvore de Natal?? E as propagandas na tevê??
Você reparou? Mas ninguém comemora o dia de Ogum! Nem tanto menos anuncia na tevê as promoções das casas de umbandomblé!
Como eu entro no shopping e tenho que ficar olhando pras árvores e pros presépios?? Como eu tenho que ficar assistindo aos especiais de Natal da Rede Glóbulo de televisão?? Na hora de olhar pros meus barquinhos, cinco dias depois, ninguém quer, não!!
Eu acho desrespeito. Eu não sou cristã, não acredito em Natal, não acho que deveria ser feriado. Se somos lá o tal Estado laico, por que é que todos os feriados são cristãos? Por que nosso calendário tem que ser baseado no cristianismo??
Tenho problemas com isso! Não sou nenhuma religiosa radical. Já segui o catolicismo, budismo, protestantismo, umbanda. Já deixei de acreditar. Hoje tenho certeza. Se perguntarem porque eu acredito, sei responder. Fui eu quem fez minhas escolhas.
Acho que eu também teria o direito de escolher se vou ver árvores não naturais do meu clima, enfeitadas com coisas que agridem minha cultura! Quando é que eles vão entender que no Brasil não tem neve e que é ridículo colocar algodõezinhos e flocos de plástico nas árvores?? Acho que aí, esbarramos na falta de bom senso e na vontade do sonho natalino europeu.

Nenhum comentário: