sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sobre Opiniões e Macumba

Então, meu povo. Passei a participar mais ativamente da comuna 'Candomblé', no famigerado orkut. É divertido e a galera fala MUITA besteira. De quando em vez, eu caio da cadeira de tanto rir. Tem muita galera sem noção.
Mas também tem muita gente que tem dúvidas, não tem como saber, ou não é respondido onde pergunta, e vai saber na internet. Se não acha no Google, procura no orkut mesmo.
Pois bem. Me vem um rapazinho, bonitinho e pergunta porquê algumas pessoas não podem ser iniciadas. Ok. Ninguém é obrigado a saber disso. Nenhuma pergunta é idiota. Melhor é "ser idiota no segundo em que pergunta do que ser burro pela vida inteira por não ter tido coragem de perguntar. Aliás, se a cultura do candomblé está se perdendo é exatamente porque as pessoas não perguntam. Vão fazendo as coisas pelo mecânico, pelo que viram fazer. Viram fazer, fazem igual e não sabem do motivo. Eu pergunto, pergunto mesmo.

Voltando ao caso, o rapazinho perguntou e me vem um senhora, cujo o nome eu não digo, e diz que a pergunta é chatice e que todo mundo deveria saber disso. Como assim? Será que ela nasceu sabendo? Ou ensinaram pra ela no Jardim de Infância?
Digo e repito: é por esse tipo de 'repressão', que tem tanto zelador de santo que faz meleca na cabeça dos outros. Porque faz as coisas porque viu o zelador fazer.

Sinceramente.

Nenhum comentário: