domingo, 12 de julho de 2009

Sobre as Aparências

Bem, todas as pessoas que me conhecem sabem que sou uma pessoa legal e simpática, na medida do possível. Por que? Porque todas as meninas 'feinhas' precisam se tornar inteligentes, engraçadas, ou muito simpáticas. Eu sempre tentei estudar, mas a inteligência é um dom. Quanto a ser engraçada, só sei piadas de pontinhos ou de humor ácido demais, quando não, negro.
Qual, então, a solução? Ser simpática. Foi assim que aprendi. Desde a pré-escola. Baixinha, feinha, invocadíssima e chupando o dedinho polegar da mão esquerda. Sempre muito perturbada por ser feia e ter um cabelinho que prefiro nem comentar.
Mesmo invocada até o último fio de cabelo pixaim, tinha muitas amiguinhas. Mas que eram, invariavel e indiscutivelmente mais bonitas. Até aí, beleza. Normal. Uns nascem bonitos. Outros não.
Acontece que eu cresci. E aí, ocorre um evento estranho que é me maquiar, pôr uma blusa decotada qualquer, me deixar fotografar e as pessoas me acharem... linda. Como assim? Como é que isso acontece da noite para o dia? Como é que o patinho feio fica 'lindo' de um dia para o outro? Isso não pode ser real. Eu devo ter perdido algum capítulo importantíssimo da novela.
A gorda de repente acorda e decide que quer ser 'gostosa'? Existe algo fora do lugar. Nao é assim que as coisas funcionam. Imagino que você, meu delicioso leitor imaginário esteja pensando: "Ah, sua idiota, que falou isso é porque queria te pegar", e ainda me chamou de burra. Se você pensou assim, chegou exatamente onde eu queria. E se não pensou, acabou de chegar, a mesma consluão porque eu sou malvada e cruel e o induzi a esse pensamento.
O problema existe exatamente porque não é só uma pessoa que diz. O padrão mudou e me encaixei nele? Eu estranho muito isso. Eu reconheço que minha altura mudou, ganhei um pouquinho de gordura nos peitinhos e, o principal, fiz um relaxamento. Mas eu sou a mesma pessoa. Mais velha e mais na defensiva, mas com a mesma essência, o mesmo sorriso, o mesmo corpo, com algumas mudanças irrelevantes.
Estranho mesmo. Um patinho bem feio sobre o qual as pessoas dizem coisas esquisitas. Quando é que eu seria 'gostosa'? Quando é que eu seria 'linda'? Eu me reconheço bastante realista e não acredito que isso seja um 'complexo'. Eu sei, e muito bem, da minha realidade.
Queria só entender o que acontece. Eu deixei de ser o pato horroroso?
É ruim, hein? Que o digam as minhas 'covinhas' na perna e o 'mapa das estradas do país inteiro' que tenho 'tatuado' no bumbum!!

"Vamos acordar pra cuspir, Brasil", já diria uma grande amiga chamada Kathya Lúcia.

Nenhum comentário: