sexta-feira, 19 de março de 2010

Sobre Ancestralidade

Conversei sobre isso esses dias com alguém. As pessoas não vêem mais a importância da ancestralidade. Não sabem quem são seus ancestrais e, por fim, não conhecem sua origem. O desconhecimento, a ignorância faz com que não somente a desvalorizem a própria cultura, como a desrespeitem.
Como exemplo, uso os negros. A maior parte dos negros do Brasil veio da África, há séculos. Não só do  Brasil, visto que tem "afro" brasileiro ou americano. E hoje são poucos os negros que conhecem a origem da sua família. Eu mesma não sei de onde veio minha família, mas respeito meus ancestrais. Desde minha tataravó preta e catimbozeira a minha mãe evangélica.
O meu problema é com os negros que renegam sua cultura. Exemplificando: negros que passam em frente a uma casa de cultos de matriz africana e gritam: está amarrado. Como assim? Será que essas pessoas são tão idiotas que não sabem que saíram de dentro de uma preta macumbeira? Ainda que não tenha sido há uma, duas, ou cinco gerações, isso aconteceu.
E eu não estou dizendo que por ter vindo de uma macumbeira, eu tenho que ser também. Digo sobre o respeito aos costumes, aos direitos. Não sou obrigada a concordar e compartilhar, mas sou obrigada a respeitar as crenças dos outros. São meus pais, avós, bisavós, tataravós, tetratataravós (se é que esse termo existe). Isso é real. E isso sou eu. Não sou feita só por meus pais e isso tem que ter um valor.
Eu não admito ouvir que alguém é ex-judeu. Como assim?? Alguém que veio de um ventre judeu será judeu. Querendo ou não. Óbvio que ele tem um direito de querer seguir isso pra vida ou não. Tem direito de ser budista, candomblecista, hinduísta, caralhaquatrista ou nazista, por mais ridículo que isso seja. São opções.
E todos devem ter direito as suas opções. Ouvi esses dias que meu caminho é errado, que estou numa religião que é errada. E ouvi isso da boca de um negro, que por mais que tenha saído "menos queimadinho", é tão filho de negra quanto eu. É alguém que não conhece a cultura, não sabe o que é, e como tantos outros ignorantes, pobres de conhecimento, acha que é só pra fazer mal aos outros.
Qualquer europeu tem o direito de não conhecer a cultura africana. Não são os pais deles, mas são os meus. Como eu posso dizer que é errado? Isso é falta de respeito e de cultura. Espero nunca me entregar a bitolação e conhecer cada vez mais sobre os meus, sobre o que veio primeiro. Sobre quem viveu antes da bitolação dos cultos pela tevê.

"Os meus olhos coloridos me fazem refletir. Eu estou sempre na minha e não posso mais fugir. [...] Mas a verdade é que você (todo brasileiro tem) tem sangue crioulo, tem cabelo duro, de sarará crioulo..."

Nenhum comentário: